Blog

Como evitar que o cabelo fique oleoso na raiz e seco nas pontas?

A maioria das mulheres está familiarizada com o problema: o cabelo fica oleoso na raiz e seco nas pontas. É o seu caso? Então saiba que os fios mistos precisam de cuidados especiais e a falta de tratamento pode piorar a situação do cabelo. Para manter seu cabelo misto lindo e saudável, você precisa seguir uma rotina capilar que consiga equilibrar os tratamentos para cada problema.

 

Confira abaixo um guia de cuidados e tratamentos para quem sofre com o cabelo ressecado nas pontas e oleoso na raiz. Nunca mais você vai ter dúvidas na hora de cuidar dos fios!

 

SHAMPOO PARA CABELO OLEOSO É UM MUST HAVE PARA QUEM SOFRE COM CABELO MISTO

 

Sabemos que quem tem a raiz oleosa tende a lavar a cabeça com muita frequência, porém, o excesso de lavagem resseca as pontas. Além disso, lavar o cabelo todos os dias retira os óleos naturais do seu couro cabeludo, causando um efeito rebote. Para aumentar o intervalo entre as lavagens, o uso de um shampoo específico para cabelo oleoso é uma ótima opção. O produto limpa profundamente o couro cabeludo sem agredir comprimento e pontas, pois foi desenvolvido especialmente para cabelos mistos.

 

LAVAR O CABELO TODO DIA FAZ MAL! APOSTE NO SHAMPOO SECO PARA CONTROLAR A OLEOSIDADE NA RAIZ

 

Outro aliado dos fios oleosos é a lavagem à seco. Assim como a utilização de shampoos específicos para cabelos oleosos, o uso de shampoo seco também é uma boa dica para conseguir passar mais de um dia sem lavar os fios. O produto age nos cabelos como um spray capaz de absorver a oleosidade dos fios. Você deve aplicar no couro cabeludo e esperar o produto entrar em ação. Não esqueça de pentear o cabelo após a aplicação para retirar o excesso e evitar manchas brancas na raiz. Outra dica é aplicar o shampoo seco antes de dormir. No dia seguinte, seus cabelos acordarão limpos, soltos e sequinhos.

 

PONTAS RESSECADAS? EVITE SECADOR, PRANCHA E BABYLISS

 

Utilizar ferramentas de calor com frequência e lavar o cabelo com água morna são péssimas ideias para mulheres de cabelos mistos. Além de ressecar as pontas, a exposição à altas temperaturas tendem a fazer seu couro cabeludo produzir mais óleo. Lavar a cabeça com água fria é essencial para manter a saúde dos fios e ainda deixá-los mais brilhantes. Outra dica é abusar dos penteados e stylings naturais para reduzir o uso de chapinha e secador.

 

HIDRATAÇÃO PARA CABELO OLEOSO: INVISTA NO CRONOGRAMA CAPILAR

 

Sabemos que mulheres que possuem fios oleosos tendem a temer produtos hidratantes mas eles são essenciais para a saúde dos fios. O cabelo ressecado é mais frágil e sem o tratamento certo, tende a ficar quebradiço. No caso das pontas, essa fragilidade é ainda maior, por ser a parte mais distante da raiz do cabelo. Aposte na utilização de condicionadores e cremes específicos para cuidar das pontas secas. Além disso, todas as necessidades do fio precisam ser atendidas. Experimente montar um cronograma capilar especialmente para cabelos oleosos, incluindo shampoo anti-resíduos, máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução na sua rotina capilar.