Blog

As diferenças entre neutralização, matização e correção de cor

As palavras “neutralização”, “matização” e “correção de cor” não são novidade para quem pinta o cabelo, mas nem todo mundo sabe o que cada expressão significa. Você saberia explicar qual é a diferença entre elas?

 

A verdade é que esses procedimentos têm semelhanças, mas não são totalmente iguais. Separamos tudo que você precisa saber para identificar o melhor tratamento para os seus fios e preservar seu cabelo colorido por mais tempo. Confira!

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MATIZAÇÃO E NEUTRALIZAÇÃO?

 

A matização e a neutralização não são tão diferentes. A nomenclatura varia de marca para marca, mas ambas se propõem a equilibrar os reflexos do cabelo, como no caso de um loiro amarelado ou um castanho avermelhado demais. Na maior parte das vezes, a matização está associada ao uso de um tonalizante.

 

Já a neutralização costuma ser feita com produtos como shampoo ou máscara de tratamento para cabelos coloridos. O ritual Chromatique, por exemplo, é o mais novo tratamento de neutralização disponível nos salões de beleza. O procedimento combina a máscara de tratamento da linha com o Touche Chromatique, disponível em quatro tonalidades, para atenuar ou intensificar as nuances da coloração.

 

COMO SABER SE O CABELO PRECISA DE CORREÇÃO DE COR?

 

A correção de cor, por outro lado, é um processo mais complexo para uniformizar as tonalidades do cabelo. Muitas vezes, a neutralização é uma das ferramentas para conseguir esse resultado. A técnica é muito usada quando a raiz e as pontas estão com cores de temperaturas diferentes, criando um contraste indesejado. Se você tem uma raiz com uma cor quente e pontas frias, por exemplo, é preciso fazer uma harmonização desses tons. É preciso neutralizar o fundo quente para criar uma cor mais uniforme, neutralizando e corrigindo ao mesmo tempo.

 

CABELOS COLORIDOS EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS

 

Além dos procedimentos profissionais realizados no salão de beleza, é preciso ter regularidade no cuidado com os fios para proteger a fibra capilar e prolongar a duração da cor. É necessário utilizar produtos que oferecem um tratamento personalizado de cor, com opção de shampoo para cabelos muito ou pouco sensibilizados, máscara para cabelos finos ou grossos, além de tratamento condicionante diário e de um leave-in iluminador.